II Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade

ii-forum-comunicacao-e-sustentabilidade

Acabo de chegar do II Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade, infelizmente ontem não pude ir por questões profissionais. Mas hoje não teve desculpa, estava lá bem cedo com meu amigo Zeca ( estudante de Relações Públicas) para ver e ouvir o que está se falando sobre o assunto.

O hostess era o Wellington Nogueira, fundador do Doutores da Alegria e, como não poderia deixar de ser,  foi uma alegria só, com o Wellington vestido de Chacrinha, um dos maiores comunicadores que o Brasil já teve, e que felizmente eu tive a oportunidade de ver várias vezes nas tardes de sábado, distribuindo bacalhau e chamando a Terezinha. Que por sinal estava lá, brincadeira, é que uma das palestrantes foi a filósofa e educadora Terezinha Rios.

A abertura foi a apresentação da pesquisa Dossiê Jovem da MTV, onde pudemos verificar o que o jovem acha acerca o tema sustentabilidade e foi bastante interessante constatar que existem tantos jovens extremamente engajados no assunto e outros que não estão nem ai… como se não houvesse amanhã… ( A MTV disse que o dôssie estaria disponível em seu site, só que ainda não achai, já cobrei e assim que estiver disponível irei divulgar aqui no Blog, pois é bastante interessante).

O fórum continuou e o tema era DEMOCRACIA, NÃO VIOLÊNCIA E PAZ. A palestra mais bacana foi do filósofo Mario Sergio Cortella, que com muito senso de humor pôde partilhar um pouco de sua visão de sustentabilidade e é uma visão muito legal de que o futuro é AGORA e esse é o único momento que temos para fazer a diferença e uma frase muito interessante:

” O mundo que deixaremos para nossos filhos depende dos filhos que deixaremos para o mundo”

Bom, eu de minha parte, fiquei muito feliz de ver muitos jovens, alguns ainda no ensino médio, pensando no assunto e participando do evento, desde já eles ganham a nota 10 !!!

Sobre sustentabilidade, particularmente,  acho que não temos mais que se discutir o assunto, pois os problemas são reais e a necessidade de ação efetiva URGENTE, então só depende de nós pormos a mão na massa.

Depois de ouvir tantos pensadores, para reflexão, me veio um “provérbio capiau” citado por Guimarães Rosa em Sagarana:

” O SAPO NÃO PULA POR BONITEZA, MAS PORÉM, POR PRECISÃO”

 Acho que devemos pensar como o sapo e não achar que ser sustentável é bonito, bacana ou politicamente correto e sim uma forma de sobrevivência…

Beijokas de Luz,

Luca

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: