Primeiro Emprego – Oportunidades também nascem na cozinha.

Print

Já falei aqui sobre o meu primeiro emprego e na minha crença de que vontade aos jovens não falta… o que falta são boas oportunidades.

Quem pensa assim também é a Gastromotiva, que  é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) cuja missão é formar jovens para ingressarem no mercado de trabalho, através do estudo e da prática da gastronomia, assim como apoiar o desenvolvimento de negócios sociais gastronômicos.

Pequeno histórico

Em 2005, o chefe David Hertz criou esta Incubadora Social, com o objetivo de investir na educação de cidadãos através do Bufê Escola Gastromotiva, capacitando-os para o mercado de trabalho e incentivando-os a abrir negócios gastronômicos em comunidades.

A Gastromotiva acredita que pode motivar as pessoas a transformarem suas realidades, utilizando a gastronomia como ferramenta.

Em 2008 a organização recebeu o prêmio “Melhores da Gastronomia” – Categoria responsabilidade social na alimentação – da Revista Prazeres da Mesa, uma das mais importantes publicações brasileiras do segmento. Em novembro do mesmo ano, a Gastromotiva foi uma das organizações contempladas pelos recursos gerados pelo Jantar do Século, um jantar beneficente feito pelo chefe número 1 do mundo, o espanhol Ferran Adriá, e outros 15 chefes espanhóis, além do brasileiro Alex Atala.

Um dos objetivos da Gastromotiva é se tornar um centro de referência em capacitação social e empreendedora na área de serviços e hospitalidade, contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico e multiplicando possibilidades de impacto e integração social em comunidades.

A incubadora social conta com o fundamental apoio de empresas e organizações do terceiro setor para a realização de suas atividades. Colaboram: Artemisia Brasil, Dako Eletrodomésticos, Reebok e Instituto Papel Solidário.

Sobre o Curso Profissionalizante em Cozinha

A Gastromotiva  iniciará no próximo mês de maio a terceira turma de seu Curso Profissionalizante em Cozinha. Realizado com o apoio da Universidade Anhembi-Morumbi e do Banco JPMorgan, o programa tem 480 horas de duração que serão divididas em aulas teóricas, práticas, visitas técnicas e estágio prático no Bufê Escola Gastromotiva.

Durante o curo os jovens tem a oportunidade de aprendem o ofício de auxiliar de cozinha com base na gastronomia regional brasileira, manipulação de utensílios, técnicas de cocção, molhos básicos e receitas tradicionais estão entre os temas abordados. O curso também dá noções de salão, como serviço de mesa, bar e postura profissional para receber e servir.

 Entre os que irão dirigir esse “mergulho gastronômico” há nomes como o culinarista e professor Marcos Eituts e a chef e também professora Sula Santana. Além disso, participam chefs-convidados, sub-chefs de profissionais renomados, cozinheiros e ex-alunos da Gastromotiva.

O curso é totalmente gratuito e oferece 30 vagas por semestre com a missão de não apenas formar os jovens, mas também auxiliá-los na hora de procurar o primeiro emprego.

 Público Alvo

 Jovens de 18 a 29 anos que já tenham concluído o Ensino Médio, renda familiar de até 3 salário mínimos e PRINCIPALMENTE que tenham interesse na de alimentos e serviços.

Para mais informações é só entrar no site deles ou mandar um e-mail para capacitação@gastromotiva.org

Fica aqui a dica…

Beijokas de Luz,

 Luca

2 Respostas

  1. Ola, preciso urgentimente de um emprego, e queria que meu primeiro trabalho fosse com vocês.
    Moro no Rio, estou cursando o 2º grau, tenho diploma de informatica, estou me aprimoriando em inglês e acabando o curso de petrole e gas.

    • Olá Maria Carolina,

      desculpe a demora. Infelizmente a Gastromotiva atua apenas na cidade de São Paulo mas já estamos em contato com empreendedores sociais locais e quem sabe em breve eles estarão também no Rio de Janeiro.

      Tenho certeza que em breve vc conquistará seu 1º emprego.

      Beijokas de luz,
      Luca

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: